Esta semana começou a mil no mundo das criptomoedas. Não só o bitcoin mas a grande maioria das altcoins sofreu uma queda brusca nos seus preços e uma liquidação relevante dessas moedas se sucedeu.
Para a parte das negociações econômicas internacionais tivemos algumas bombas também. O presidente dos EUA, Donald Trump, não hesitou em lançar as mãos nas taxações aos países vizinhos e próximos. Embora os EUA sejam uma grande potencia mundial, dependem também de outros países, na qual estas decisões podem impactar negativamente. Um exemplo concreto desse caso foi a taxação retaliatória que o Canadá impôs aos produtos de origem norte americana logo após a decisão de Trump.
No Brasil temos uma perspectiva positiva para investimentos vindos de fora após a decisão do FED na semana passada de manter a taxa de juros nos EUA em conjunto com uma melhora do IBOVESPA.
CALENDÁRIO Econômico da semana 03/02/25
Perspectivas acerca dos hotspots
No momento as atenções estão voltadas para o mundo cripto e os EUA com as taxações de Trump para países importantes, tais como China e Canadá. As medidas taxativas com o vizinho México foram suspensas por Trump após alguns acordos referente a fronteira entre os dois. Já para as criptos, o big day da semana que os investidores estão esperando é a sexta feira. A sexta trará o relatório de emprego (payroll) que promete provocar uma movimentação no mercado, não só das criptos mas norte americano em geral.
Para o Brasil, seguimos com perspectiva de baixa do dólar em relação ao real, o que pode ser uma boa alternativa para entrar com alguns investimentos na moeda, tendo em vista que a projeção é ter essa baixa e, mais para frente, vir a corrigir o preço.
Para entender mais sobre esses e os próximos hotspots da semana
Trouxemos em nosso último post na aba de insights literários a indicação de um livro que aborda finanças e economia globais de um modo geral, para que essas notícias comecem a fazer mais sentido para cada um de vocês.
Abaixo link para o post sobre o livro: